Recital de Harmónio e Canto com Rafael dos Reis e Joana Godinho


Neste recital, Rafael dos Reis e Joana Godinho interpretaram um repertório para harmónio e canto da segunda metade do século XIX e início do século XX, com obras de autores franceses ou portugueses influenciados pela cultura musical francesa.

Foram também executadas obras adaptadas de Debussy, Fauré e Mendelssohn para harmónio, uma prática comum devido à escassez de repertório exclusivo para o instrumento no século XIX. O concerto também apresentou obras de três autores cegos ou com fraca capacidade visual: Léon Jamet, Gaston Litaize e Louis Vierne.

A capela de S. Joãozinho proporcionou o ambiente perfeito para este concerto, destacando a harmonia entre o espaço e o repertório musical.

O harmónio é um instrumento desenvolvido por Alexandre Debain com base nos critérios de construção dos órgãos de tubos, utilizando o sistema de palheta livre criado por Cavaillé-Coll. Mais fácil de transportar e ocupando pouco espaço, tornou-se uma alternativa ao órgão, sendo expressivo e mais acessível para pequenas capelas ou salões privados. O modelo Debain deste concerto é uma peça de capela de dois teclados, feita em carvalho por volta de 1880, caracterizada pela sua exclusividade e valor devido à sua produção limitada e cuidadosa intonação das palhetas.


Veja aqui o concerto integral
Scroll to Top